CASOS DE PROIBIÇÕES DE ENVIDRAÇAMENTO DE SACADA | FECHAMENTO DE VARANDAS

Utilidade da Sacada

O sistema Envidraçamento de sacadas e varandas é o que há mais de moderno no mercado vidreiro em se tratando em fechar uma varanda com vidro. Os clientes querem envidraçar seus imóveis a fim de ganhar mais espaço útil em seus apartamentos fazendo da varanda comum mais um cômodo sem precisar de autorização da prefeitura ganhando assim nova utilidade tendo como tendência a varanda gourmet.

Entretanto, é importante se atentar para algumas regras! Existem alguns casos em que o envidraçamento de sacadas e varandas não é permitido. Além disso, se mesmo assim o cômodo for fechado, é possível que o proprietário do imóvel tenha que arcar com multas e problemas judiciais.

Para evitar esse tipo de dor de cabeça, entenda as situações que o envidraçamento não é permitido:

Proibição da prefeitura

Alguns municípios não permitem o fechamento com vidro. Isso acontece, pois, esta ação é vista como ampliação da área da estrutura. Ou seja, configura uma mudança em relação ao projeto inicial do imóvel além do IPTU. Dessa forma, nas cidades onde há a proibição do fechamento em vidro, realizar a obra pode acarretar em uma multa.

Entretanto, mesmo em cidades onde o envidraçamento é proibido, é possível que ele seja feito com a autorização municipal.

Proibição do condomínio

Segundo o Código Civil e a Lei nº 4.591/64, Lei dos Condomínios, que trata de questões de condomínios, convivência e área visual da fachada do empreendimento, a mudança não pode prejudicar a valorização dos imóveis.

Desta forma, a alteração realizada na varanda não pode trazer uma má impressão ou destoar significativamente do restante das unidades, vindo a prejudicar em termos financeiros a sua valoração.

Dessa forma, é preciso consultar o síndico acerca da padronização adotada no condomínio sobre os materiais que podem ser utilizados, cores e outras questões que afetam a obra visualmente.

Ações preliminares para quem quer envidraçar a sacada

Essas são algumas ações preliminares para os interessados no envidraçamento de sacadas e varandas:

  • Consultar o condomínio para ver se possui um regulamento próprio, Esta prática pode evitar multas, advertências e ações judiciais ao morador;
  • Quais as diretrizes nas quais podem ser expressas a necessidade da padronização das sacadas;
  • É necessário contar com um profissional especializado que possa realizar os cálculos acerca da estimativa de resistência da varanda às cargas extras, isso é fundamental.

LAUDO TÉCNICO PARA ENVIDRAÇAMENTO DE SACADA

  • A norma NBR/ABNT 16.280/2014 de 18/03/2014, estabelecendo que toda reforma de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno, necessitará ser submetida à análise da construtora/incorporadora e do projetista, dentro do prazo decadencial (a partir do qual vence a garantia). Após este prazo, exigirá laudo técnico assinado por engenheiro civil.
  • A emissão da ART do sistema de Envidraçamento de Sacadas é obrigatória para todos os proprietários com interesse em envidraçar suas sacadas, devendo para tanto, contratar um Engenheiro Civil que emitirá atestado técnico com parâmetros na  NBR 16259:2014 – Sistemas de envidraçamento de sacadas — Requisitos e métodos de ensaio, estabelecendo os requisitos e os métodos de ensaio que asseguram o desempenho dos sistemas de envidraçamento de sacadas, em edificações de uso público ou privado.

ÁREAS DE ATENDIMENTO

Zona Norte: Abolição, Água Santa, Alto da Boa Vista, Andaraí, Anchieta, Barros Filho, Benfica, Brás de Pina, Bento Ribeiro, Bonsucesso, Cachambi, Cajú, Campo Grande, Cascadura, Cavalcante, Colégio, Costa Barros, Coelho Neto, Coelho da Rocha, Cordovil, Del Castilho, Encantado, Engenheiro Leal, Engenho da Rainha, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Ilha do Fundão, Jardim América, Lins de Vasconcelos, Guadalupe, Grajaú, Higienópolis, Honório Gurgel, Ilha do Governador, InhaumaIrajá, Madureira, Quintino, Maracanã, Maria da Graça, Marechal Hermes, Méier, Olaria, Oswaldo Cruz, Padre Miguel, Pavuna, Penha, Piedade, Pilares, Ramos, Realengo, Rocha, Rocha Miranda, Riachuelo, Ricardo de Albuquerque, Sampaio, São Francisco Xavier, São Cristovão, Tijuca, Todos os Santos, Tomás Coelho, Turiaçú, Vaz Lobo, Vista Alegre, Vicente de Carvalho, Vigário Geral, Vila da PenhaVila Isabel, Campinhos

Zona Sul: Botafogo, Humaitá, Arpoador, Catete, Cosme Velho, CopacabanaFlamengo, Gávea, Glória, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Laranjeiras, Largo do Machado, Leblon, Leme, São Conrado, Urca.

Centro: Centro, Santa Teresa, Santo Cristo, Rio Comprido, Estácio, Catumbi, Riachuelo, Praça da Bandeira.

Zona Oeste: Anil, Bangu, Barra da Tijuca, Freguesia, Jacarepaguá, Pechincha, Recreio, Sulacap, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena, Vila Valqueire, Cidade de Deus, Praça Seca.

Baixada Fluminense: São João de Meriti, Belford Roxo, Ricardo de Albuquerque, Queimados, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Juscelino, Pavuna, Éden, Vilar dos Teles.

Publicado por olividrosenvidraçamentodesacadas

A OLIVIDROS Envidraçamento de Sacadas é uma empresa especializada no sistema Cortina de vidro Euroglass. Cada vez mais as varandas comuns ou gourmet vêm se transformando em uma espécie de extensão da sala com o envidraçamento de varandas, também conhecido como sistema cortina de vidro retrátil.

%d blogueiros gostam disto: